Warning: Use of undefined constant CONCATENATE_SCRIPTS - assumed 'CONCATENATE_SCRIPTS' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/tracodesign/www/wp-config.php on line 91
A revolução Global – Silvio Pons | Traço Design

A revolução Global – Silvio Pons

pons-1 pons-2 A questão que dá origem a este grande livro sobre o movimento comunista internacional nasce de um acontecimento histórico impensável para Marx e Engels e a segunda geração de marxistas europeus que sucederam os pais fundadores: a vitória do socialismo em um só país. E logo na Rússia, um país de desenvolvimento capitalista tardio, quando toda a teoria e a atividade revolucionária até então depositavam suas esperanças na Inglaterra e na Alemanha, como centros de irradiação da revolução europeia. Mesmo Lenin custou a crer na possibilidade de confirmação daquele acontecimento histórico, do qual foi um dos protagonistas.

Mais do que uma história do movimento comunista internacional, este livro é uma contribuição maior à compreensão da história do “curto século XX” e das razões que levaram o comunismo a perder legitimidade e finalmente sucumbir como projeto universal alternativo ao capitalismo. Uma obra essencial também para entender o presente, marcado pelo ressurgimento – em alguns casos diretamente dos escombros do socialismo – de projetos nacionais particularistas em tensão com as pretensões universalistas da ordem liberal (ainda?) vigente.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *