Warning: Use of undefined constant CONCATENATE_SCRIPTS - assumed 'CONCATENATE_SCRIPTS' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/tracodesign/www/wp-config.php on line 91
Celso Furtado – Anos de Formação 1938 – 1948 | Traço Design

Celso Furtado – Anos de Formação 1938 – 1948

celso-1celso-2Jean-Paul Sartre dizia que os anos de formação são aqueles em que começamos a pensar por nós mesmos, em que definimos o que fazer com o que fizeram de nós. Para Celso Furtado, os anos que vão de 1938, fim dos estudos secundários, a 1948, quando conclui o doutorado de economia em Paris, são centrais.
Rosa Freire d’Aguiar explica em sua apresentação de Anos de formação que, depois de ter organizado os cinco volumes da coleção “Arquivos Celso Furtado”, considerou pertinente, neste ano em que se completa uma década do falecimento de Celso Furtado, divulgar trabalhos inéditos de sua juventude, capazes de enriquecer as pesquisas que vêm sendo feitas a seu respeito por estudiosos não só de economia como de ciência política, relações internacionais e cultura.
Aqui ela reuniu, entre outros documentos, todas as reportagens do jovem jornalista, tanto no Rio de Janeiro como as enviadas da França, Inglaterra, Tchecoslováquia e Iugoslávia; os primeiros trabalhos sobre administração pública, planejamento e ciência política; o diário de guerra; os manuscritos que dão conta do ambiente intelectual europeu no após-guerra. Um destaque especial merecem as cartas de Celso Furtado, nas quais perpassam descobertas, paixões e amizades de seus anos de formação.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *