Vídeo nas Aldeias

320325_340795666000849_799619130_n cartaz caxa+livro

Vídeo nas Aldeias é  um projeto criado em 1987 e que forma diretores cinematográficos indígenas. Foi idealizado pelo indigenista e cineasta Vincent Carelli.

É um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil. O objetivo do projeto foi, desde o início, apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de um produção compartilhada com os povos indígenas com os quais o VNA trabalha.

O VNA surgiu dentro das atividades da ONG Centro de Trabalho Indigenista, como um experimento realizado por Vincent Carelli entre os índios Nambiquara. O ato de filmá-los e deixá-los assistir o material filmado, foi gerando uma mobilização coletiva. Diante do potencial que o instrumento apresentava, esta experiência foi sendo levada a outros grupos, e gerando uma série de vídeo sobre como cada povo incorporava o vídeo de uma maneira particular.

Nós aqui da Traço Design ficamos super felizes de participar desse projeto tão inspirador, criando a identidade visual e o projeto gráfico de cartazes, livro, dvds entre outras mídias.

 



Os comentários estão desativados.